• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
Você está em: Início > Informação aos Estudantes - Inscrições em Exames

Inscrição em Exames no ano letivo de 2021/2022

DOWNLOAD do DOCUMENTO de APOIO AQUI

A inscrição em Exames realiza-se ONLINE, na página pessoal do estudante no Sigarra, exceto nas seguintes situações:

  • Estudantes detentores de estatuto especial (apenas se ultrapassarem o limite de inscrições definido para a generalidade dos alunos, na respetiva Época);
  • Estudantes com plano de regularização de dívida aprovado.
  • Nestes casos os estudantes deverão inscrever-se através do envio do pedido de inscrição por email para os Serviços Académicos.

    Vê a questão específica "SE FOR DETENTOR DE ESTATUTO ESPECIAL OU TIVER UM PLANO DE REGULARIZAÇÃO DA DÍVIDA APROVADO, COMO ME POSSO INSCREVER NUM EXAME?".

    A inscrição em exame nas Épocas de Recurso e Especial ficam disponíveis cerca de duas semanas antes do início das mesmas.

    O período de início para a realização das inscrições para cada uma das épocas é, oportunamente, informada.

    Não. Na altura da inscrição em exame, o estudante deve ter a sua situação de propinas regularizada (propinas em dia), caso contrário, não conseguirá aceder à inscrição em exames.

    O limite e as condições de acesso aos exames em cada época (Recurso e Especial) são as definidas em sede de Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências em vigor, na ESDRM.

    Para a inscrição online em exame ser válida, deves considerar dois passos:

    Passo 1 - Fazer o pedido de inscrição (online), até ao final do terceiro dia anterior à data marcada para o exame;
    Passo 2 - Efetuar o respetivo pagamento do emolumento (após o pedido de inscrição).
    ALERTA-SE para o facto de que só é possível aos Regentes lançarem avaliações de estudantes que tenham realizado todos os procedimentos para validarem a sua inscrição.
    NOTAS IMPORTANTES:
    Aconselha-se a consulta dos Calendários de Exames, disponíveis no site da ESDRM para verificação da data do exame em que se pretende inscrever, bem como do regime em que este se realizará (presencial ou online);
    Não é permitida a inscrição em exame nos dois dias que antecedem o dia do exame (48 horas antes).

    Como exemplo (datas de calendário hipotéticas): Para um exame que se realiza no dia 23 de junho (3.ª feira), pode efetuar-se o pedido de inscrição em exame online, até às 23h59m do dia 20 de junho (sábado). O sistema não permitirá, neste caso, a inscrição nos dois dias anteriores à data do exame (dias 21 e 22 de junho);

    Está disponível um vídeo de ajuda na página de pedido de inscrição em exames, e que pode ser acedido através do link: AQUI

    Para a inscrição em exame (por email), ser válida, no caso dos estudantes detentores de estatuto ou com planos de regularização de dívida aprovado, deves realizar dois passos:

    Passo 1 - Preencher e enviar por email (para academicos@esdrm.ipsantarem.pt) o pedido de inscrição em exame devidamente preenchido (disponível no site da ESDRM), até às 15h do terceiro dia ÚTIL anterior à data marcada para o exame;
    Passo 2 - Efetuar o pagamento do emolumento (através da referência multibanco gerada pelos Serviços Académicos - que te é enviada por email), e enviar o comprovativo de pagamento para o email dos Serviços (academicos@esdrm.ipsantarem.pt).

    Só após a receção (pelos Serviços Académicos) do comprovativo de pagamento, é que será considerada válida a inscrição em exame.
    O não cumprimento dos prazos, das condições e do pagamento da inscrição em exame, impossibilita que a avaliação seja lançada pelo Regente.

    NOTAS IMPORTANTES:
    Aconselha-se a consulta dos Calendários de Exames, disponíveis no site da ESDRM para verificação da data do exame em que se pretende inscrever, bem como do regime em que este se realizará (presencial ou online);
    Não é permitida a inscrição em exame nos dois dias ÚTEIS que antecedem o dia do exame (48 horas antes).

    Como exemplo (datas de calendário hipotéticas):Para o exame que se realiza no dia 23 de junho (3.ª feira), pode efetuar-se o pedido de inscrição através de email, até às 15h do dia 18 de junho (5.ª feira), uma vez que existe um fim-de-semana entre datas. Os Serviços Académicos não permitirão, neste caso, a inscrição nos dois dias ÚTEIS anteriores à data do exame (dias 19 e 22 de junho);
    O estudante candidato a exame é sempre o responsável pelos dados constantes no pedido entregue;

    As condições de realização de melhoria de nota estão definidas no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.
    A possibilidade de inscrição em Exame de Melhoria, só fica disponível após o lançamento da pauta da Época anterior, pelo docente, e não é possível alterar uma inscrição em que inicialmente selecionaste "fazer exame" para "exame de melhoria".

    Sim. No entanto, a decisão do estudante, de se inscrever em exame sem que a pauta/lançamento de notas tenha sido devidamente lançada pelo respetivo responsável da unidade curricular, é da sua responsabilidade.
    É da responsabilidade do docente, informar, o resultado das avaliações parciais e final, dentro dos prazos definidos no mesmo, de acordo com o RACC.

    Caso o estudante se inscreva num exame, não efetue o respetivo pagamento e não compareça ao exame, ficará sempre devedor do valor da taxa de inscrição, que ficará pendente na sua conta corrente.

    Para qualquer esclarecimento adicional, dúvidas ou outras situações, deves comunicar, exclusivamente, com os Serviços Académicos, através do email (academicos@esdrm.ipsantarem.pt), dentro do horário de atendimento (das 9h às 15h).

    Podes sempre utilizar este vídeo para te ajudar durante o processo de inscrição em exame: AQUI