Você está em: Início > Instalações Académicas e Desportivas

Instalações da ESDRM

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior foi criada em 5 de dezembro de 1997, tendo entrado em funcionamento em setembro de 1998, em instalações provisórias disponibilizadas pela Câmara Municipal de Rio Maior. O lançamento da primeira pedra das instalações próprias da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, aconteceu no dia 18 de maio de 2009, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Mariano Gago, pela Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, Prof.ª Maria de Lurdes Asseiro, pelo Diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Prof. Abel Santos, pelo Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Dr. Silvino Sequeira e pela Presidente da Associação de Estudantes da ESDRM, Teresa Sousa.

A construção desenvolveu-se entre 2009 e 2012, sendo que a mudança para as novas instalações decorreu entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2013. A inauguração oficial da escola ocorreu em 24 de maio de 2013, pelo Ministro da Educação e Ciência, Professor Doutor Nuno Crato, pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, Professor Doutor João Filipe Queiró, pelo Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Dr. Emídio Guerreiro, pelo Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, Professor Doutor Jorge Justino, pela Diretora da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Professora Doutora Rita Santos Rocha, pela Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Dra. Isaura Morais e pela Presidente da Associação de Estudantes da ESDRM, Cristiana Santos.

A ESDRM está edificada num complexo de dois edifícios - edifício escolar com mais de 9 mil metros quadrados de área e o refeitório com cerca de mil metros quadrados - numa área com cerca de 36 mil metros quadrados, situado nas proximidades da Escola Profissional de Rio Maior, da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, do Estádio Municipal de Rio Maior, e do Centro de Estágios de Rio Maior.

O edifício escolar é composto por 5 blocos:
O bloco A inclui: um pavilhão polidesportivo (voleibol, andebol, basquetebol, ginástica, etc.), duas salas de exercício (treino de força e cardiofitness), três ginásios de aulas de grupo (1 - grande, 2 - médio e 3 - pequeno), Laboratório de Fisiologia e Biomecânica, balneários para estudantes, balneários para docentes, e sala de primeiros socorros.

O bloco B inclui, no piso 0: portaria, reprografia/loja ESDRM, serviços académicos, serviço de recursos humanos, contabilidade e tesouraria, serviço de ação social, gabinete de formação contínua, gabinete de mobilidade internacional, serviço de expediente, e uma sala de reuniões; nos pisos 1 e 2: biblioteca e sala de estudo, uma sala de reuniões (pequena), 3 salas de aulas com cerca de 30 lugares (salas 1, 2 e 3), Laboratório de Psicologia do Desporto, Laboratório de Pedagogia do Desporto; e no piso 3: uma sala de reuniões (grande) e área administrativa e da direção.

Os blocos C, D e E incluem no piso 1: um auditório com 300 lugares, 9 salas de aulas (entre 40 a 120 lugares), Laboratório de Gestão do Desporto, centro de recursos de Desporto de Natureza, Laboratório de Comportamento Motor, e salas de projeto, para utilização das Tunas Masculina e Feminina e para a Associação de Antigos Alunos da ESDRM; e no piso 2: serviço de informática, 4 salas de reuniões (pequenas), e 33 gabinetes de professores.

Nestas instalações foi instalado um moderno Equipamento de Rede de Dados, Voz e Wireless, do qual consta circuito em Fibra de 30 Mpbs que permite a sua ligação ao Instituto Politécnico de Santarém, e ainda cerca de 30 access points, através do qual pode ser usada a rede Wireless na totalidade dos dois edifícios.

O edifício da cantina inclui: cozinha própria, um refeitório com capacidade para cerca de 150 pessoas, e zona de bar. Este edifício inclui ainda um espaço para a Associação de Estudantes da ESDRM (3 salas) e zona de convívio.

Existe ainda um campo desportivo exterior (basquetebol, futsal, andebol e ténis), e perspetiva-se a adequação das áreas envolventes (máquinas de fitness outdoor, e parque aventura - desporto de natureza). Existe parque de estacionamento.

De salientar que todos os espaços podem ser acedidos por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (elevador e acessos adequados).

Além destas instalações, a ESDRM usufrui de instalações desportivas geridas pela DESMOR e dis