Você está em: Início >

Apresentação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Apresentação

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior foi criada pelo Decreto-Lei n.º 352/97, de 5 de Dezembro, como unidade orgânica do instituto Politécnico de Santarém.

Por iniciativa da Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM), presidida então pelo Dr. Silvino Sequeira, cuja proposta teve o melhor acolhimento por parte do Sr. Presidente do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), Professor Doutor Jorge Justino, foi constituída, por seu despacho, a Comissão de Desenvolvimento do Instituto Politécnico de Santarém, em 1996, que criou as condições de base para o estabelecimento da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. 

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) foi criada pelo Decreto-Lei n.º 352/97, de 5 de Dezembro, como unidade orgânica do Instituto Politécnico de Santarém. O Professor Doutor José Rodrigues foi nomeado, como primeiro Diretor, por despacho do Ministro da Educação, a 6 de Maio de 1998, e tomou posse a 22 de Julho de 1998. 

A ESDRM abriu portas em Setembro de 1998, com 11 docentes e 1 não-docente, e 51 alunos (designados de Os Pioneiros), em instalações provisórias cedidas pela CMRM, para além da utilização das instalações desportivas da Cidade.

As atividades de formação tiveram início no ano letivo de 1998/99, com os cursos de Desporto, na variante de Treino Desportivo de Alto Rendimento (opções de Futebol, Atletismo e Natação) e na variante de Condição Física.

Em 1999 foi aprovado a criação dos cursos de licenciatura em Desporto, nas variantes de Treino Desportivo de Alto Rendimento (todas as opções), de Condição Física, e ainda de Animação Desportiva, Recreação e Lazer. 

O plano de estudos do curso bietápico de licenciatura em Desporto, variante de Animação Desportiva, Recreação e Lazer foi aprovado em 2001. Em 2002 foi criada a Licenciatura em Desporto, variante de Psicologia do Desporto e Exercício, e foram aprovados os planos de estudos dos cursos bietápicos de licenciatura em Desporto, variante de Condição Física e variante de Treino Desportivo de Alto Rendimento.

O Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi publicado em 2003.

No ano letivo 2004/2005 foi criada a licenciatura em Desporto, variante de Gestão das Organizações Desportivas. Também no ano letivo de 2004/2005 foram alteradas algumas denominações das licenciaturas, nomeadamente: Animação Desportiva, Recreação e Lazer que passou a Desporto de Natureza e Turismo Ativo; Condição Física que passou a ser a Condição Física (Fitness); Treino Desportivo de Alto Rendimento que passou a ser Treino Desportivo.