Você está em: Início > Apresentação > História da ESDRM

História da ESDRM

Motivada por uma forte vontade, do Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, dr. Silvino Sequeira, e de uma ideia acolhida pelo Presidente do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), considerar-se que partir da criação da Comissão de Desenvolvimento do Instituto Politécnico de Santarém, em 1996, por despacho do então Presidente do Instituto, professor doutor Jorge Justino, foram criadas as primeiras condições para a constituição da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. A Comissão em causa, presidida pela professora doutora Maria do Céu Roldão, era formada pelos seguintes elementos: António Mendes Marques (Escola Superior Agrária de Santarém); Emílio Mateus (Escola Superior de Gestão de Santarém); Assistente de 2º triénio David Catela (Escola Superior de Educação de Santarém), Administrador do IPS dr. Mário Mota e como convidado o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior dr. Silvino Sequeira.

A Comissão tinha como objectivo:

  • Identificar necessidades e interesses regionais que fundamentassem a criação de uma nova escola no IPS;
  • Estudar o tipo de escola a criar e de profissionais a formar, de acordo com as necessidades identificadas e os recursos disponíveis;
  • Analisar a viabilidade financeira e infra-estrutural da criação de uma escola superior do IPS em Rio Maior;
  • Definir os pressupostos pedagógicos, critérios de qualidade e perfis de formação de uma escola.
  • A Escola Superior de Desporto de Rio Maior foi criada pelo Decreto-Lei n.º 352/97, de 5 de Dezembro, como unidade orgânica do Instituto Politécnico de Santarém. O Professor Doutor José Rodrigues foi nomeado, como primeiro Director, por despacho do Ministro da Educação, n.º 4013/98, de 6 de Maio de 1998, publicado em Diário da República, II série, n.º 142, de 23 de Junho de 1998. Tomou posse a 22 de Julho de 1998. O Conselho Científico foi nomeado por despacho do Secretário de Estado do Ensino Superior, n.º 12010/98, de 23 de Junho de 1998, publicado em Diário da República, II série, n.º 160, de 14 de Julho de 1998. Em 12 de Junho de 2003, a Assembleia Estatutária aprovou os Estatutos da ESDRM, que foram homologados pelo Presidente do IPS, Professor Doutor Jorge Justino, em 4 de Julho de 2003 e publicado em Diário da República, Despacho n.º 14356/2003 (2.ª série) de 23 de Julho.

    As atividades de formação tiveram início no ano letivo de 1998/99, com os cursos de Desporto, na variante de Treino Desportivo de Alto Rendimento (opções de Futebol, Atletismo e Natação) e na variante de Condição Física.