Você está em: Início > Subárea Científica - Gestão do Desporto

Subárea Científica - Gestão do Desporto

Apresentação Geral:

Definição da subárea científica de Gestão do Desporto:

Estuda os aspetos estratégicos organizacionais e de controlo de atividades no domínio da organização do desporto com o objetivo de: proporcionar boas condições para os utentes dos serviços desportivos; possibilitar uma boa e efetiva cooperação entre organizações voluntárias e profissionais e permitir um razoável pagamento de custos. Tal implica coordenação de recursos, tecnologias, pessoal e contingências situacionais para uma produção e troca eficiente dos serviços desportivos.

Linhas de investigação:

Estratégia e Performance de Organizações Desportivas - performance significa resultado da ação, a própria ação ou o sucesso da ação que pode ser medido numa perspetiva sistémica (avaliação externa e interna da atividade da organização, dos fatores que estão por trás dos resultados, dos próprios resultados, qualidade do serviço, inovação e flexibilidade dos próprios resultados) ou na perspetiva da gestão (resultados financeiros, apoios, capacidade de atração dos média, etc.), de acordo com Bayle (2002). No entanto, importa que se entenda, de igual forma, o que antecedeu a ação. Que escolhas, que decisões desencadearam o processo de ação. Neste domínio, entra-se na esfera da estratégia delineada pelas organizações que forja a missão da empresa (ou finalidades), estabelece os objectivos da organização à luz das forças externas e internas, formula políticas e orientações específicas para alcançar objectivos e assegura a sua adequada implementação, Steiner et al. (1989:11). Em suma, motiva-nos o interesse em identificar, descrever e predizer a relação entre a estratégia e os resultados das acções obtidos pelas organizações desportivas. Privilegiam-se os estudos centrados nas organizações públicas desportivas (locais, regionais e nacionais), associativas e empresarias ligadas aos serviços de condição física e turismo ativo.

Patrocínio ao desporto - Avaliação da Eficácia dos Patrocínios.Análise do impacto dos patrocínios na intenção de compra dos produtos dos patrocinadores, em função das variáveis dos consumidores. Meenaghan (1991) describes sponsorship as an investment, in cash or in kind, in an ativity in return for access to the exploitable commercial potential associated with that ativity. O patrocínio é entendido como um instrumento de comunicação que empresas utilizam para atingir os seus objetivos de comunicação e de marketing. Nas últimas décadas o seu crescimento tem sido extraordinário. Segundo Farrely et al. (2006) o investimento mundial em patrocínios atingiu USD $16.6 biliões em 1996 (SRI, 1998) e $21.4 biliões em 2001 (IEG, 2002) e com a expetativa de atingir $50 biliões em 2006 (SponsorClick, 2004). Pretende estudar os efeitos dos patrocínios nos consumidores que são expostos à comunicação dos patrocinadores em eventos desportivos. Os efeitos a estudar prendem-se com o conhecimento do patrocinador, notoriedade, imagem e intenção de compra.

Estudo dos processos de emergência de novos negócios na indústria do desporto, com pa