• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
Você está em: Início > Cursos > INFORMAÇÃO COVID19 - Mensagem à Comunidade Académica

INFORMAÇÃO COVID19 - Mensagem à Comunidade Académica

 

Mensagem do Diretor da ESDRM - (Prof. Luís Cid)
(enviada por email dia 18/10, às 23h40)

Estimado(a)s Colegas
Docentes e Não Docentes

Estimado(a)s Aluno(a)s

Na sequência da mensagem anterior, verificando-se um aumento dos casos positivos de COVID-19 na ESDRM, a Direção da Escola reuniu, no final da semana passada, com os Delegados de Saúde Locais e com a Administradora do Serviços de Ação Social (que esteve na reunião em representação do Senhor Presidente do IPSantarém), para analisar a situação e discutir a possibilidade de aplicação de medidas de contingência especiais.

Após a reunião concluiu-se o seguinte: uma vez que os casos positivos, reportados à ESDRM, que correspondem a uma percentagem muito reduzida da comunidade académica atual, já se encontram em acompanhamento pelas respetivas Autoridades de Saúde Locais (de Rio Maior ou das respetivas áreas de residência), estando em curso o processo de identificação dos seus contactos próximos, bem como, que vários estudantes, com maior risco de exposição (que coabitavam com casos positivos), já tinham entrado em contacto com a Linha SNS 24 e realizaram os testes moleculares para os quais têm indicação, neste momento não será necessário aplicação de medidas especiais.

No entanto, a Direção da ESDRM em articulação direta com as Autoridades de Saúde Locais, continuará a acompanhar a situação, em conjunto com a Presidência do IPSantarém, pelo que poderá ser revista consoante a evolução da situação epidemiológica na ESDRM no futuro.

Neste momento também está a ser estudada a hipótese de se proceder ao levantamento do estado vacinal de toda a comunidade académica do IPSantarém. Esta recomendação das Autoridades de Saúde Locais, tem por base a Norma 019/2020 da DGS, de 26/10/2020 (atualizada a 13/10/2021), que prevê alterações na necessidade de realização de testes para SARS-CoV-2 consoante o estado vacinal do indivíduo.

Seja como for, a Direção da ESDRM decidiu suspender e/ou adiar o início de todas as atividades não letivas dentro do CAMPUS (ensaios das Tunas, FITNESS na ESDRM, HIP HOP e outras atividades da AEESDRM e dos núcleos de estudantes ou outras estruturas) até nova avaliação da situação. Para além disso, recomenda-se que sejam suspensas todas as atividades de integração dos novos estudantes e/ou festejos fora do CAMPUS, quer por parte da Comissão de Praxe, quer por parte da AEESDRM.

Relativamente às medidas que se aplicam aos contactos de risco com casos confirmados de COVID-19, a Norma 015/2020 da DGS, de 24/07/2020, foi atualizada no passado dia 01/10/2021. No seu ponto 16, considera-se que são contactos de alto risco (sujeitos a ficar em isolamento profilático e com indicação para a realização de testagem):
» as pessoas com um nível de exposição elevado ao caso confirmado de COVID-19 que não apresentem esquema vacinal completo;
OU
» as pessoas com um nível de exposição elevado ao caso confirmado de COVID-19 que apresentem esquema vacinal completo, mas coabitem com o caso confirmado em contexto de elevada proximidade.

Os contactos que apresentam um nível de exposição de baixo risco e as pessoas com um nível de exposição elevado que não cumprem as condições do ponto anterior (ou seja, apresentam esquema vacinal completo e não coabitam com o caso confirmado) são contactos de baixo risco.

Desta forma, reforçamos as orientações enviadas anteriormente:
- Casos suspeitos, devem contactar as autoridades de saúde, através da Linha SNS 24, fornecer todas as informações necessárias e seguir as orientações dadas.

- Casos positivos confirmados (através de teste PCR ou teste Antigénio que seja considerado como caso confirmado pelas autoridades de saúde), devem informar a Escola, através de email COVID (covid@esdrm.ipsantarem.pt) e seguir as orientações das autoridades de saúde.

Todos os casos em isolamento devem informar diretamente os Coordenadores de Curso e Docentes das UC e seguir as aulas online (apenas aquelas que estão definidas como tal nos horários).

Por último, reforço uma vez o ALERTA para o estrito cumprimento das regras de segurança dentro do CAMPUS da (em especial o uso de máscara, que é obrigatório) e para a adoção de um comportamento responsável fora do CAMPUS, para segurança e proteção da saúde de todos.

Grato pela Vossa atenção, disponibilidade e colaboração.

____________________________________________________________________________________

Mensagem do Diretor da ESDRM - (Prof. Luís Cid)
(enviada por email dia 11/10, às 13h)

Na sequência das informações que circulam, informalmente, no seio da comunidade académica, sobre possíveis casos COVID- 19 na ESDRM, vimos por este meio, informar, após contacto com o Delegado de Saúde Local, que existem 3 casos positivos confirmados de COVID-19 entre estudantes da ESDRM (embora nenhum deles tenha informado a Escola). Aparentemente, estes casos, são resultantes de transmissão que pode ter ocorrido fora do CAMPUS da ESDRM, num evento social realizado pelos estudantes, bem como, em outros eventos relacionadas com a (re)abertura de espaço(s) de diversão noturna em Rio Maior.

Neste momento a Direção da ESDRM está a proceder em conformidade, ou seja, a identificar as turmas, para enviar listagem ao Delegado de Saúde, para testagem dos estudantes. Para além disso, vamos continuar atentos ao desenvolvimento da situação, em articulação com as autoridades de saúde locais, como sempre aconteceu.

Independentemente disso, informo o seguinte, sobre as medidas/orientações a serem seguidas:

Casos suspeitos, devem contactar a Saúde 24, fornecer todas as informações e seguir as orientações dadas.

Só os casos positivos confirmados (através de teste PCR e não de teste rápido), devem informar a Escola, através de email COVID (covid@esdrm.ipsantarem.pt).
De acordo com as autoridades de saúde locais, as novas medidas/orientações a tomar pela Escola são:
Caso positivo confirmado (através de teste PCR e não de teste rápido) segue as orientações das autoridades saúde (fica em isolamento) e informa a Escola. A Escola identifica a turma a que o estudante pertence e envia lista para Delegado Saúde para testagem (teste PCR).

Só os casos positivos (teste PCR) ficam em isolamento. Todos os outros mantêm a vigilância passiva (monitorização de sintomas, etiqueta respiratória, distanciamento social e uso de máscara) até à testagem (a não ser que tenham indicação diferente das autoridades saúde).

Os casos em isolamento devem enviar justificação das autoridades saúde para os Serviços Académicos (academicos@esdrm.ipsantarem.pt) e informar os Coordenadores de Curso e regentes das Unidades Curriculares.

ALERTA-SE para o estrito cumprimento das regras de segurança dentro do CAMPUS da ESDRM (em especial o uso de máscara, que é obrigatório) e para a adoção de um comportamento responsável na comunidade, de segurança e proteção da saúde (do próprio e dos outros).

Reforço a mensagem que tive a oportunidade de transmitir, na Sessão de Abertura do Ano Letivo, no passado dia 29/09:
"O momento atual é de olhar em frente. Olhar em frente, mas sem esquecer o passado, e principalmente, sem esquecer de que isto ainda não acabou. É imperativo que continuemos a assumir uma atitude e comportamento responsável, não só pela nossa saúde, mas sobretudo pela saúde dos outros. Contamos com todos para que assim seja!"