Você está em: Início > Cursos > Docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior participa em artigo sobre carreira do jogador de futebol português.

O artigo, inserido no Doutoramento do futebolista Ricardo Monteiro (Tarantini), sob orientação do Prof. Doutor Bruno Travassos, aborda "Um tema vanguardista que visa alertar para a problemática do pós-carreira e as complicações a todos os níveis que os jogadores de futebol sofrem...". Nas palavras da FPF, "... este artigo foi realizado com a colaboração de investigadores de instituições prestigiadas...", o que, para a ESDRM é motivo de grande orgulho, sendo o docente e investigador, Prof. Doutor Diogo Monteiro, co-autor do mesmo.

O artigo está disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1747954120923198?journalCode=spoa

Nas palavras do investigador da #ESDRM e CIDESD, Prof. Doutor Diogo Monteiro, "Este trabalho inserido no Doutoramento do Ricardo Monteiro (Tarantini), sob a orientação do Prof. Doutor Bruno Travassos da Universidade da Beira-Interior e do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), constitui-se como um trabalho pioneiro na identificação de aspetos chave da transição e qualidade do términus da carreira desportiva no futebol. Um tema vanguardista que visa alertar para a problemática do pós-carreira e as complicações a todos os níveis que os jogadores de futebol sofrem, fruto de não existir um planeamento prévio da carreira desportiva. Não obstante, foi um gosto grande poder contribuir com o meu conhecimento quer do ponto de vista conceptual quer do ponto de vista analítico para o desenvolvimento deste trabalho e consequentemente aumentar o conhecimento na área das Ciências do Desporto, sobre um tema ainda pouco explorado. O trabalho está ainda numa fase de desenvolvimento e contamos brevemente ter mais indicadores, entre os quais, as variáveis que mais contribuem para a previsão da idade da retirada do atleta. Por fim, realçar que estes trabalhos são muito úteis do ponto de vista prático, uma vez que permitem identificar possíveis estratégias para melhorar a qualidade da retirada e alertar os futebolistas para a importância de um planeamento e de uma gestão de carreira sólida".

Artigo da FPF AQUI