Você está em: Início > Cursos > Projeto European Sector Skills Alliance for Sport and Physical Activity (ESSA-Sport) - Resultados Nacionais

Mercado de trabalho no desporto: Uma paragem forçada numa trajetória de crescimento de 57,8%, entre 2011 e 2018

No seguimento da divulgação dos resultados do projeto designado por European Sector Skills Alliance for Sport and Physical Activity (ESSA-Sport), promovido em Portugal por uma equipa de docentes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM/ IPSantarém), em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, apresentamos infografia AQUI, com os principais resultados de Portugal.

O âmbito do trabalho foi circunscrito à identificação de competências dos agentes desportivos e a sua adequação ao mercado de trabalho nas organizações desportivas, e teve três objetivos principais:

• 1) analisar e definir o mercado de trabalho do desporto a partir das estatísticas europeias e nacionais;
  • 2) apresentar as principais características, tendências e perspetivas do sistema desportivo e da atividade física, estrutura e operadores, a nível europeu e nacional;
  • 3) descrever o sistema nacional de educação e formação e interpretar os sistemas  de formação específicos para o desporto e a atividade física, bem como a oferta de formação existente no sector.

Registe-se que, entre 2011 e 2018, o emprego no desporto teve uma taxa de crescimento de 57,8%, passando de 23883 para 37680 postos de trabalho. O peso do emprego gerado pelo desporto, no país, passou, no mesmo período  de tempo, de 0,54% para 0,82% do emprego total. Comparativamente, nos 28 países da União Europeia (UE), os valores médios de referência passaram de 0,70% para 0,79% do peso do desporto no emprego total.

Por sexo, aumentou a percentagem de homens a trabalhar no desporto e diminuiu a das mulheres. Respetivamente, de 51,3% para 55,8% nos homens e  de 48,7% para 44,2% nas mulheres.

Os valores médios na UE tiveram o mesmo padrão de resultados, de 52,1% para 54,4% nos homens e  de 47,9% para 45,6% nas mulheres.

Pelo tipo de emprego, diminuiu percentualmente o número de trabalhadores/as independentes, de 15,9% para 13,5%, tendo aumentado a percentagem de trabalhadores/as por conta de outrem, de 84,1% para 86,5%. Por relação contratual, o emprego por tempo parcial aumentou de 21,5% para 26,8%, por tempo integral diminuiu de 78,5% para 73,2%.

As profissões específicas do desporto (atletas e jogadores profissionais, treinadores, árbitros/juízes, instrutores de fitness e instrutores de atividades outdoortiveram um aumento de 135,3%, passando de 8129, em 2011, para 19128, em 2018. Na UE o crescimento médio foi de 19,2%. Para estas profissões, atendendo ao sexo, aumentou também a percentagem de homens (de 62,1% para 68,2%), diminuindo a das mulheres (de 37,9% para 31,8%). Pelo tipo de emprego diminuiu percentualmente o número de trabalhadores/as independentes, de 27,6% para 24,6%, tendo aumentado a percentagem de trabalhadores/as por conta de outrem, de 72,4% para 75,4%. Por relação contratual, o emprego por tempo parcial aumentou de 34,6% para 40,4%, por tempo integral diminuiu de 65,4% para 59,6%.

Estas profissões, comparativamente às restantes que trabalham no desporto, têm a maior percentagem de trabalhadores com o ensino superior (de 48% para 55,0%), com o ensino médio (de 30,7% para 30,5%) e a menor com o ensino básico (de 21,3% para 14,5%).

Por fim, o resumo apresenta, na perspetiva dos responsáveis pelas organizações desportivas, necessidades e tendências de competências para as profissões do desporto; desafios com o recrutamento, a retenção de profissionais, a integração de voluntários e resultados sobre o desenvolvimento futuro da força de trabalho.

Acompanhe outros resultados do projeto em https://www.essa-sport.eu/

A equipa de projeto,

Abel Santos (Coord.), Alfredo Silva, Diogo Carmo, Elsa Vieira, Pedro Sobreiro (Docentes ESDRM) e Cristina Almeida (IPDJ)