Você está em: Início > Cursos > Alunos do 1º ano do curso de DNTA em 2 dias de canoagem no rio Tejo

Alunos do 1º ano do curso de DNTA em 2 dias de canoagem no rio Tejo

Os alunos do 1.º ano do curso de DNTA da Escola Superior de Desporto de Rio Maior realizaram, nos dias 10 e 11 de março, a atividade final do módulo de canoagem.

Nas palavras do Prof. Vítor Milheiro:

"Foram 2 dias de canoagem no rio Tejo, durante os quais os alunos puderam aplicar em contexto real  os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas (técnicas, salvamentos, equipamentos, segurança, organização e enquadramento de atividades...)
As condições meteorológicas estiveram perfeitas. Foi em clima de Verão que os  alunos descobriram a beleza e os muitos encantos escondidos do rio Tejo.
Ficaram a conhecer  a cultura avieira, assim como o imenso potencial turístico-desportivo  de rio Tejo e aldeias ribeirinhas.

No 1º dia o percurso iniciou-se na aldeia avieira de Caneiras e durante 15km os participantes estiveram completamente mergulhados na natureza, apenas tendo por companhia  peixes, cegonhas e águias.... Esta etapa terminou em Valada, onde  pernoitámos no jardim, em regime de acampamento.

No 2º dia, depois de atravessar o rio para a outra margem, visitámos a aldeia avieira de Escaroupim, onde a D. Cacilda, uma simpática senhora octogenária (filha e neta de pescadores avieiros), nos deu uma lição de história viva, partilhando com os nossos alunos como era a vida dos avieiros e suas famílias nos primeiros 2/3 do século XX.  Voltámos ao rio e pagaiámos mais alguns quilómetros até à Palhota, para mim a mais autêntica e  intacta aldeia avieira. De regresso a Valada, contornámos a ilha do Mouchão, habitat de cavalos, mas este ano não tivémos o privilégio de assistir aos cavalos a atravessarem o rio a nadar.
Em resumo, tudo decorreu de acordo com o planeado... e os objetivos académicos foram todos atingidos."

Foto Foto Foto Foto