Você está em: Início > Cursos > Escola Superior de Desporto de Rio Maior edita e apresenta livro: Manutenção de Piscinas- Textos Técnicos

Foto

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, apresentou no passado dia 4 de fevereiro, numa sessão que ocorreu no Complexo de Piscinas do Jamor, o livro "Manutenção de Piscinas - Textos Técnicos". Para além das intervenções do Presidente do IPDJ, Vitor Pataco, do Diretor da ESDRM, Luis Cid, e do coordenador do livro, Alfredo Silva, a apresentação da publicação ficou a cargo do Presidente da Federação Portuguesa de Natação, António Silva, do Delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Diretor do Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, Mário Durval, e do  Presidente da Associação de Profissionais de Piscinas, Tavares dos Santos. Nesta sessão estiveram ainda presentes diversos convidados, bem como, os coautores da publicação.

Sob a coordenação do Prof. Alfredo Silva, o livro é composto por 15 capítulos da autoria de mais de uma dezena de autores. A publicação é destinada aos profissionais, responsáveis técnicos e técnicos de piscinas e dedica-se aos seguintes temas: Do mercado das piscinas em Portugal; Breve perspetiva sócio-histórica da piscina; Programa de vigilância sanitária de piscinas: o caso da ARSLVT, IP; Direção técnica de piscinas Boas práticas de manutenção preventiva, curativa e plano de manutenção; Piscinas de uso privado ou tipo 3: conceitos básicos cuidar da piscina; Qualidade da água; Segurança em Piscinas: O Regime Jurídico dos Nadadores Salvadores e Assistência a Banhistas em Piscinas; Qualidade - Abordagem por processos, ferramentas de redução de custos; A qualidade percebida do ponto de vista dos utentes de piscinas; Eficiência energética, gestão e poupança dos recursos e Sustentabilidade e eficiência energética em piscinas.

Os objetivos da publicação são o fornecimento de apoio à atividade e funções dos profissionais pela gestão e manutenção de piscinas públicas (autarquias locais e administração central) e privadas (clubes desportivos, ginásios, hotéis, centros de alto rendimento, empreendimentos turísticos, etc.) com fins de formação, lazer, reabilitação, melhoria da condição física, saúde e rendimento desportivo. A pertinência da obra é muito adequada na medida em que os temas tratados estão alinhados e são apropriados ao fornecimento de conhecimentos e competências abrangentes, especializadas e profundas para o exercício de funções do responsável técnico e do técnico de manutenção de piscinas.

Foto Foto Foto