Você está em: Início > Cursos > Mestrados > MCFS1

Mestrado em Desporto, com especialização em Condição Física e Saúde

Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha.

Estado de Bolonha:
Sigla: MCFS1
Grau: Mestrado
Início de Funcionamento: 2008/09
Coordenador: Félix Romero
:

Áreas Científicas

Diplomas

  • Mestrado em Desporto, Especialização em Condição Física e Saúde
  • Pós-Graduação Condição Física e Saúde

Áreas Científicas

  • Metodologia da Investigação
  • Pedagogia do Desporto
  • Técnica

Planos de Estudo

Apresentação:

Com a aprovação do curso de Mestrado em Desporto - Especialização em Condição Física e Saúde, de acordo com a estrutura e plano de estudos apresentados nos termos das normas técnicas aprovadas pelo despacho n.º 10458/2013 de 9 de agosto, perspetiva-se a formação de quadros técnicos desportivos, orientada especificamente para o Sistema Desportivo na área do Fitness.

Através de uma formação assente numa forte ligação ao contexto profissional, apanágio do ensino superior politécnico, pretende-se que os profissionais graduados por este curso desenvolvam um conhecimento aprofundado da área do fitness. As unidades curriculares que integram o plano de estudos abordam o fitness numa perspetiva bio-psico-social, abordando temas que vão da prescrição do exercício à pedagogia passando pela direção técnica de ginásios.

Entre as saídas profissionais do curso estão os Ginásios e Health Clubs, podendo a intervenção ser feita quer na qualidade de técnicos, como Personal Trainers, quer como Diretores Técnicos.

Coordenador de Curso:

Professor Adjunto Doutor Félix Romero (fromero@esdrm.ipsantarem.pt)

Subcoordenador de Curso:

Professora Adjunta Doutora Marta Martins (martamartins@esdrm.ipsantarem.pt)

Acreditação e Reconhecimento:

Curso Acreditado pela A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (CEF/0910/18577). Curso reconhecido para o grupo de recrutamento 620 do ensino básico, 3.º ciclo, e do ensino secundário, ao abrigo do estabelecido no n.º 3 do artigo 5.º da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril.

Condições de Acesso:

De acordo com os artigos 17.º e 26.º do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.
  • Ver Regulamento dos Mestrados do IPS

    Ver Regulamento Específico do Mestrado em Desporto

    Duração:

    4 semestres, 120 ECTS.

    Calendário Letivo:

    Ver Calendário Letivo da ESDRM

    Ver Calendário Específico do Curso MD (Brevemente disponível)

    Horário de Funcionamento do Curso:

    Sextas-feiras: das 9:00h às 13:00h e das 14:00h às 20:00h. Sábados: das 9:00h às 13:00h, para as sessões de cariz prático e/ou Seminários (preferencialmente). Algumas atividades poderão decorrer aos Sábados das 14:00h às 18:00h.

    Local de Realização do Curso:

    Rio Maior (preferencialmente).

    Alguns seminários poderão ser realizados noutros locais.

    Contactos:

    Caso esteja interessado(a) em ser contactado(a) para uma nova edição do presente mestrado, ou outras informações, deve contactar os Serviços Académicos da ESDRM ou a Coordenação do Curso.

    Contacto nos Serviços Académicos: Mónica Gomes (monicagomes@esdrm.ipsantarem.pt)

    Candidaturas:

  • 1ª Fase: De 10-04-2017 a 12-05-2017
  • Publicitação dos resultados das candidaturas:

  • Ver as Datas no Edital de Abertura de Candidaturas
  • Matrículas:

    Datas - Brevemente Disponível.

    Critérios de Seleção: Ver regulamento específico do curso

    Documentos necessários para apresentação de candidatura:

  • Ficha de candidatura ao Mestrado;
  • Cópia da certidão de licenciatura ou Comprovativo de equivalência ou reconhecimento de habilitações no caso de habilitações estrangeiras;
  • Cópia do bilhete de identidade, ou cartão do cidadão ou passaporte;
  • Cópia da identificação fiscal;
  • Ficha resumo do CV;
  • Curriculum vitae, preferencialmente, modelo europeu: europass.cedefop.europa.eu;
  • Poderão ser solicitados os comprovativos de outras formações realizadas;
  • Comprovativo do pagamento da taxa de candidatura (não reembolsável);
  • Uma fotografia.
  • Processo de Candidatura
  • O candidato deve identificar na ficha de candidatura a modalidade desportiva em que pretende ingressar, e caso pretenda, uma segunda escolha (Mestrado em Desporto);
    Taxas de candidatura e matrícula: aplicam-se no mestrado as taxas previstas na tabela de emolumentos do IPS, com as seguintes particularidades: a taxa de candidatura é a prevista para os concursos especiais; no ato da matrícula aplica-se a taxa de utilização, que inclui o seguro escolar.

    Diploma de Estudos:

    O grau de mestre será atribuído, nos termos do artigo 20.º do DL n.º 64/2007 de 24 de março, aos estudantes que concluam com êxito o Curso de Especialização (60 ECTS) e que realizem o estágio ou uma dissertação (tese/projeto) de âmbito científico (60 ECTS).

    Propinas:

    A propina tem o valor de 1.250,00€ por ano letivo, liquidada de acordo com uma das modalidades em funcionamento na ESDRM (totalidade, em 4 ou 10 prestações). Não inclui emolumentos relativos a candidatura, matrícula, emissão de certificados e diploma de estudos.
    Em caso de atraso de pagamento de propinas ou não pagamento, aplica-se o exposto no Regulamento Geral de Pagamento de Propinas do IPS. A anulação de matrícula poderá ser efetuada até 5 dias úteis após a sua realização. A partir dessa data não haverá restituição do valor pago.